o Guy 'Ant'.
O desenvolvimento do veículo continuou com o
lançamento do 'Quad Ant', um 4x4, com o corpo inteiramente fechado e de
metal, para o motorista, comandante e mais tripulação de 4. Este veículo
podia tracionar cargas de 6 a 14 toneladas, e eram principalmente utilizados
como gun tractors, tracionando peças de 17 ou 25 libras ou armas anti tanque.
o Guy Quad
‘Ant’
Muitos veículos
Guy foram enviados para Dover, no início da guerra. Eles foram levados para a
França para uso pelas tropas britânicas. Quando o país foi invadido pelos
alemães, e as tropas aliadas foram evacuadas a maio de 1940, os veículos,
como muitos outros, foram empurrados dos penhascos em Dunquerque, para evitar
que caiam nas mãos do inimigo ou simplesmente deixados nas praias.
Veículos Guy e
Morris na praia, em Dunquerque.
|
O que temos para hoje é o Guy Lizard
Armoured Command Vehicle, que era um
veículo blidado de comando britânico, desenvolvido e construído durante a
segunda guerra pela empres Guy Motors. Foram contrauídos 21 unidades, de um
contrato de 30, sendo alguns usados pelo BEF, na frança, antes da reirada de
Dunquerque e alguns foram utilizados pela 7ª Divisão Blindada, na campanha do norte da
África.
A maioria dos Guy Lizard
command vehicles ficou na Inglaterra, embora, como referido, alguns foram para
a BEF e para o 8º Exército na África, destes, tem-se notícia que um foi
capturado pelos Italianos.
Lizard ACV – Foto de
fábrica
Em manobras, na
Inglaterra.
Capturado.
Especificações
|
Guy
Lizard Command Vehicle
|
Tripulação
|
6
|
Peso
|
10.5tons
10,668 kg |
Comprimento
|
21'3"in
6.48m |
Altura
|
8'9"in
2.67 m |
Largura
|
8'
2.44 m |
Blingadem
(mm)
|
12
|
Motor
|
Gardner, 6
Cilindros, 95HP, Diesel
|
Velocidade
máxima
|
35mph
56 kph |
Autonomia
|
350milhas
563 km |
Montagem:
Não podia ter escolhido um veículo melhor (ou
pior!) para construir. As referências são poucas e, na maioria das vezes
discrepantes entre si. Na internet tem alguma coisa, mas principalmente para o
1/72 ou menor ainda, e as fotos são pouco claras sobre os detalhes.
Todo o caso, topei o desafio. Comecei fazendo
um desenho vetorizado no Corel, tendo como base algumas medidas conhecidas,
algumas coisas semelhantes do AEC Dorchester e bom senso.
Após quebrar a cabeça para fazer o desenho vetorado, mandei para o corte em laser que, no geral ficou até bem legal, principalmente
As placas cortadas:
A montagem inicial foi simples, preferi já ir adicionando alguns detalhes na medida em que colocava as peças juntas, até mesmo para testar materiais e para posicionar melhor as coisas.
Os eixos, as rodas e alguns outros detalhes são do AEC Dorchester Mammut da PRM, que serviram muito bem para este projeto. O restante, tambores de freios, semi-eixos dianteiros, são da caixa de sucatas e outras coisas, como o tanque de combustível, foram feitas em scratch (seringa infantil).
Aqui, a coisa como está ficando, ainda sem o fechamento das gaps e pendente de vários e muitos ajustes:
Por enquanto é só.
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