sexta-feira, 9 de maio de 2014

Guy Lizard – Armored Command Vehicle

Guy Lizard – Armored Command Vehicle

Histórico:
Em 1935 a Guy foi convidada a tomar parte da rodada de testes para novos veículos, comandada pelo Exército Britânico em Llangollen. A companhia apresentou o 'Ant', um novo 4X4 com capacidade de 15 cwt e chassis curto. Após sucesso nos testes, a Guy recebeu a encomenda de 150 unidades. Após receber contratos do Governo a Guy começou a concentrar seu esforços na produção de veículos militares, até que em 1938, a produção para o mercado civil cessou completamente, cumprindo a Guy apenas contratos com o Governo. Somente após a guerra é que a produção de veículos civis foi retomada.
O 'Ant' usava muitos componentes de outros veículos da Guy, em especial dos modelos 'Wolf' e 'Vixen', sendo equipados com pneus mais largos e de desenho para melhorar a tração, bem como uma grande distância do solo, sendo capaz de rodar em declives acentuados e em lama ou areia que chegassem ao eixo.

o Guy 'Ant'.


O desenvolvimento do veículo continuou com o lançamento do 'Quad Ant', um 4x4, com o corpo inteiramente fechado e de metal, para o motorista, comandante e mais tripulação de 4. Este veículo podia tracionar cargas de 6 a 14 toneladas, e eram principalmente utilizados como gun tractors, tracionando peças de 17 ou 25 libras ou armas anti tanque.


o Guy Quad ‘Ant’

Muitos veículos Guy foram enviados para Dover, no início da guerra. Eles foram levados para a França para uso pelas tropas britânicas. Quando o país foi invadido pelos alemães, e as tropas aliadas foram evacuadas a maio de 1940, os veículos, como muitos outros, foram empurrados dos penhascos em Dunquerque, para evitar que caiam nas mãos do inimigo ou simplesmente deixados nas praias.




Veículos Guy e Morris na praia, em Dunquerque.

 O que temos para hoje é o Guy Lizard Armoured Command Vehicle, que era um veículo blidado de comando britânico, desenvolvido e construído durante a segunda guerra pela empres Guy Motors. Foram contrauídos 21 unidades, de um contrato de 30, sendo alguns usados pelo BEF, na frança, antes da reirada de Dunquerque e alguns foram utilizados pela 7ª Divisão Blindada, na campanha do norte da África.
A maioria dos Guy Lizard command vehicles ficou na Inglaterra, embora, como referido, alguns foram para a BEF e para o 8º Exército na África, destes, tem-se notícia que um foi capturado pelos Italianos.


Lizard ACV – Foto de fábrica

Em manobras, na Inglaterra.


Capturado.

Especificações

Guy Lizard Command Vehicle
Tripulação
6
Peso
10.5tons
10,668 kg
Comprimento
21'3"in
6.48m
Altura
8'9"in
2.67 m
Largura
8'
2.44 m
Blingadem (mm)
12
Motor
Gardner, 6 Cilindros, 95HP, Diesel
Velocidade máxima
35mph
56 kph
Autonomia
350milhas
563 km

Montagem:

Não podia ter escolhido um veículo melhor (ou pior!) para construir. As referências são poucas e, na maioria das vezes discrepantes entre si. Na internet tem alguma coisa, mas principalmente para o 1/72 ou menor ainda, e as fotos são pouco claras sobre os detalhes.

Todo o caso, topei o desafio. Comecei fazendo um desenho vetorizado no Corel, tendo como base algumas medidas conhecidas, algumas coisas semelhantes do AEC Dorchester e bom senso.
Após quebrar a cabeça para fazer o desenho vetorado, mandei para o corte em laser que, no geral ficou até bem legal, principalmente
para as placas de 1mm, as de 0,5mm ficaram prejudicadas em alguns pontos.

As placas cortadas:


A montagem inicial foi simples, preferi já ir adicionando alguns detalhes na medida em que colocava as peças juntas, até mesmo para testar materiais e para posicionar melhor as coisas.

Os eixos, as rodas e alguns outros detalhes são do AEC Dorchester Mammut da PRM, que serviram muito bem para este projeto. O restante, tambores de freios, semi-eixos dianteiros, são da caixa de sucatas e outras coisas, como o tanque de combustível, foram feitas em scratch (seringa infantil).

Aqui, a coisa como está ficando, ainda sem o fechamento das gaps e pendente de vários e muitos ajustes:


 

Por enquanto é só.

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