quarta-feira, 25 de março de 2015

Festival CCKW


Um dos veículos que mais gosto de representar é o caminhão GMC CCKW 2,5 ton, que tem importante papel tanto na segunda guerra como em outros conflitos posteriores. Na minha janela (WW2), tem muitas variantes boas de serem montadas, além de ter farto material de consulta em papel e na internet, com muitas fotos e desenhos.
Além disso, tem kits produzidos pela Tamiya, Heller, Italeri (cabine aberta), Peerless e Italeri/Testors (cabine fechada). Mais recentemente a Hobbyboss tem apresentado algumas versões bem diferentes (swb, Bofors, fuel tanker), e tem muitos fabricantes que fazem uma enorme variedade de  acessórios e conversões em resina. O fato é que dá pra fazer muitas versões, ainda mais em scratcbuilding.
Mesmo sendo um veículo bem conhecido, vale um histórico simples (tradução livre da internet).




O GMC CCKW é um Caminhão 2½ ton, 6x6 triplo-eixo do Exército dos EUA, servindo  tanto a Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coréia. O original "duas e meia", formaram a espinha dorsal do famoso Red Ball Express, sistema que manteve o exército aliado abastecido, durante o avanço para o leste após a invasão da Normandia.
O CCKW possuía muitas variantes, incluindo cabine aberta ou fechada, chassi longo (LWB 353) e curto (SWB 352), e mais de duas dezenas de modelos especializados. Começou a ser substituído pelo M35 em 1950, mas permaneceu em serviço ativo US até meados da década de 1960 e em outros Países, como o Brasil, quase até o fim da década de 70.
Em 1940, o Exército dos EUA estabeleceu um requisito para um caminhão de tração integral 6x6, off-road, com  capacidade de 2 ½ (2.268 kg) de carga. A General Motors, que já fornecia caminhões comerciais modificados para o Exército, modificou o projeto de 1939 de ACKWX e teve o projeto escolhido pelo Exército, entrando em produção juntamente com o CCW (6X4) na fábrica da GM em Pontiac, Michigan. Mais tarde, eles também foram fabricados na Fábrica da Chevrolet, de St. Louis, Missouri.
O nome CCKW, vem da sua nomenclatura:
• "C", concebido em 1941
• "C", de cabine convencional
• "K", all-wheel drive
"W", eixos traseiros duplos.
Até o final da produção em 1945, foram fabricadas 562.750 CCKW em todas as variantes, a segunda maior produção deveículos da segunda guerra, sendo superado apenas pelo numero de jeeps fabricados.

O Conceito do Festival:


Queria fazer umas três ou quatro versões diferentes, usando scratch para dar fim em duas montagens inacabadas e em umas sucatas que tinha em estoque. O problema foi escolher as versões a fazer e foi aí onde a coisa complicou...
Todo o caso, os projetos estão em diferentes níveis de acabamento e já vou dividindo, para não ficarem posts enormes.

Projeto 1: Water Tank Truck (CCKW 353 G1)




Tinha uma sucata de um Italeri GMC Water Tank Truck, muito mal montado lá pelos idos de 1994, desmontei com cuidado para aproveitar o water tank em outro chassi novo, desta vez de cabine aberta, da própria Italeri. Assim, ficou um water tank truck, de cabine aberta.
A construção do kit em si não tem muito mistério, basta seguir as instruções com cuidado. O mais interessante aqui foi a desmontagem para o aproveitamento das peças em outro kit, bem como o scratch de alguns detalhes como retrovisores, lona da cabine, correias, ganchos, etc.
Nas fotos o kit já está com a variação tonal da tinta base, feito em parte com giz pastel.








Aqui já com o verniz brilhante e com os decais já aplicados.






Faltam apenas alguns detalhes finais antes do wash.

Projeto 2: Fuel Tank Truck (CCKW 353D1)



Há um tempo atrás comprei de um colega modelista um kit do CCKW Gasoline Tanker da Founderie Miniatures que, por ser um kit raro de se achar, comprei mesmo com as rodas faltando. Para este projeto aproveitei apenas os acessórios do tanker, parte deles em resina e plástico, pois a o kit base da founderie é o conhecido kit da Heller.


Usei um kit da Tamiya , sendo necessários alguns ajustes de tamanho, mas mesmo assim, os tanques ficaram um pouco pequenos, como dá pra ver das fotos. Vai tudo ficar assim mesmo, até porque quando este projeto foi concebido, ainda não existia o kit da Hobbyboss, que será adquirido depois para fazer um fuel tanker com cabine fechada.
O scratch aqui ficou por conta dos detalhes adicionais, da lona da cabine, etc, etc...















Nas primeiras fotos o kit também já está com a pintura base e com a variação tonal. Nas seguintes, já está com o verniz e os decais, esperando os washes, da mesma forma que o projeto anterior.


Projeto 3: CCKW 352 Tractor (Early)



Sobrou o chassi com cabine fechada do water tank da Italeri. Fui na fonte, buscar os ensinamentos do Mestre Serra para fazer a cirurgia de redução do chassi, para converter um LWB em SWB e fazer um tractor early, com o tanque de combustível na lateral, uma versão bem rara de se achar. O mais complicado foi fazer a 5ª roda, mas acho que ficou aceitável.









O semi-trailer foi feito todo em scratch, caixa reta, stack, com carga reta e coberto por lona, para facilitar a pintura. Abaixo vão as fotos já com verniz e com decais, esperando os washes e os acabamentos.











Projeto 4: CCKW 352 Field Artillery Tractor

Já que estava fazendo cirurgia de redução de chassi, peguei outra sucata da Italeri, de cabine aberta e reduzi o chassi para fazer um SWB. A idéia era fazer o caminhão que rebocava as peças de 105mm nas Artilharias Divisionárias americanas na segunda guerra.
Esta variante tinha além do chassi, o cargo bed reduzido, visto que era necessário apenas espaço para levar a equipe da peça (7) e alguma munição. Na pesquisas eu li que o SWB foi projetado justamente para esta função, posteriormente é que os chassis foram aproveitados para outras versões.


O complicador deste projeto é justamente o tanque de gasolina atrás da cabine e dentro da estrutura que suporta os dois estepes. Tudo feito em scratch e acho que ficou também razoável. Detalhe é que a caixa de bateria também teve que ser reduzida, como no veículo real. Oportunamente colocarei uma peça de 105mm no reboque.
As fotos mostram o estado atual das coisas, apenas com a montagem e o scratch concluídos e com os vários detalhes adicionados ao kit original.









Projeto 5:  Dump Truck (CCKW 353 H1)

Este caminhão é muito parecido com a versão cargo, pois também pode ser usado na mesma configuração, mas tinham uma estrutura interna para o levantamento da carroceria, movida por um pistão hidráulico fabricado pela Garwood ou Heil.



O desafio foi justamente fazer este sistema que, mesmo simplificado, em razão das peças móveis e dos ângulos, deu muito trabalho para virar realidade. O sistema funciona apenas para manter o cargo bed suspenso, ou seja, a parte mecânica é funcional.
No veículo real o cargo bed fica um pouco mais alto, justamente para dar espaço para o sistema hidráulico. Fora o sistema hidráulico, o resto foi apenas detalhamento do kit original do CCKW cabine fechada da Italeri.





Aqui umas fotos do sistema hidráulico e demais detalhes.





Este ainda está em fase final de montagem, faltando alguns detalhes menores antes da pintura.

Projeto 6: Cargo Truck modificado para Pontoon Carrier

Esta foi uma modificação de campo, uma exigência tática para atender o rápido avanço das divisões e a geografia do NWE da Europa, abundante em rios e outros obstáculos.


 Não consegui obter muitas informações, por se tratar de uma modificação de campo. Sei, apenas, que foi uma versão manejada por unidades de engenharia de combate, que acompanhavam as divisões combatentes.
Foi utilizado um kit da Heller que sobrou o fuel tanker, apenas adicionado de rodas Italeri.





A estrutura em si é simples, a dificuldade está em alinhá-la para que ficasse tudo reto. O caminhão já está pronto, agora falta apenas terminar o Pontão par ao kit ficar completo.