segunda-feira, 4 de março de 2013

Ford F60L Light Breakdown Wrecker (Holmes) - início



Ford F60L Light Breakdown Wrecker (Holmes)
Havia vários tipos guinchos com lanças gêmeas fornecidos às forças inglesas e Commonwwealth, com muitas variações de detalhes. Somente o estudo destas variantes daria um livro inteiro. Recomendo a pesquisa no Google, pois tem muita coisa legal, em especial 

Durante 1940-1942, um número de caminhões CMP foram equipados com guinchos no chassis, para formar viaturas socorro, estes chassis tinham guinchos simples, acionados manualmente, o mesmo guincho comercial Holmes Speed ​​King Auto Wrecker, fornecido pela Ernest Holmes Co. de Chattanooga, Tennessee, EUA. Os Chevrolets e Fords 60L – com longa distância entre eixos, tinham a cabina totalmente em aço, com rodas de 16 polegadas e pneus 10,50-16, com rodado único na traseira e direção na direita, sendo providos de iluminação especial e pintura cáqui.




Eles foram usados ​​no esforço de guerra e no exterior (por exemplo, 39 enviados para a Grã-Bretanha em 1940) para o reboque e para a recuperação de veículos leves. Um pequeno número foi para o Oriente Médio (Egito).

 No exército britânico foi conhecido como o "Holmes Wrecker" ou "Breakdown Light". Eles tinham duas lanças curtas, articuladas e autônomas, com dois dispositivos manuais, dois guinchos e macacos ajustáveis ​​extensíveis para baixo do chassi, visando apoiar o trabalho das lanças. O desenho da caçamba era pouco usual, bem como a disposição do estepe e havia armários de madeira em cada lado do chassis para ferramentas e equipamentos.

Estas viaturas faziam socorro a veículos leves, em campo, podendo fazer a manutenção próxima a linha de frente, eram inseridos nas seções de manutenção Divisionais e de Brigada, bem como na seção de manutenção das unidades, em nível regimento e batalhão, as chamadas LAD – Light Aid Detachments.



Resolvi fazer o wrecker no chassi do Ford F60L, cab 12, utilizando como base o Quad da Tamiya, com guindastes manuais (Holmes W590) em longa distância entre eixos, fornecidos entre 1940-1942, mas, como referi, poderia fazer com qualquer CMP posterior, tanto 4X4 como 6X6, pois havia inúmeras variantes desta viatura.

Alguns Exemplos:
Ford Marmon Herrington


com CMP cab 13:



Como já referi no tópico do Portee, iniciamos com o enxerto no chassi, cortado e aumentado em 41,25mm, para fazer o chassi do Ford 60L. Na foto já aparecem outros acréscimos, como o diferencial na parte posterior do chassi (está assim na referência, abaixo da estrutura do guincho, embora o acionamento deste fosse manual), o reposicionamento e detalhamento dos tanques de combustível, caixas de ferramentas embaixo das portas da cabine.